Como produzir um beat lo-fi? Essa é uma das perguntas que vejo com maior frequência entre os meus seguidores, inclusive no meu instagram (@beatmakercollege). Foi através dessa dúvida recorrente que eu acabei postando uma aula rápida mostrando na prática para que você produza um beat lo-fi em 4 passos, seguindo os princípios básicos.

Antes de te mostrar essa aula, quero deixar aqui como você pode chegar no resultado de um beat lo-fi de qualidade seguindo esses 4 passos:

PASSO 1

Use sequências de acordes leves, menores e abusar da 7a. O que seria um acorde leve? Um exemplo é não usar timbres de teclas pesados como hits, orchestras, tuba, trombones e sim grand pianos, rhodes e jazz pianos. Dessa maneira, o seu projeto não fica sujo e nem com informações desnecessárias. E depois o ideal é passear em progressões ou cadências menores e usar poucos acordes.

Acordes como D7m, Am7, G7 são muito usados e servem demais as camas e bases pra lo-fi. Use muito.

PASSO 2

O objetivo desse post é de fato fazer com que você produza um beat lo-fi em 4 passos! Procure timbres sem muita pressão. Beats lo-fi são necessariamente suaves. Sabe aquele som ambiente de restaurantes? Ou até mesmo de hall de prédios comerciais. São sempre músicas leves, R&B clássicos e etc. Você nunca ouvirá um Sepultura ou XXXtentacion tocando nesses lugares e porque? Porque esses lugares não cabem esse tipo de track.

O mesmo acontece com beats lo-fi. Eles não têm como características principais o peso e, sim a suavidade de um fim de tarde chuvoso num bar de jazz em Nova Iorque. Pegou?

Não sabe onde conseguir um pack bom com timbres de lo-fi de qualidade? Fica tranquilo, é só clicar nesse link aqui:

DRUM KIT THE DROP VOL 2.1 TRAP & LOFI exclusivo

PASSO 3

Não se prenda a métricas exatas de mixagem. Deixe fluir. Assim como no blues antigo do Delta do Mississipi existe aquela sujeira da guitarra, deixe também alguma sujeira dentro do seu projeto. Então quando for usar um 808 leve, deixe a sobra de sub sem medo, deixe a ranhura dos timbres de teclas que você usar.

Lo-fi significa baixa fidelidade, na tradução “low-fidelity”, que é a música com imperfeições ou qualidade de produção baixa quando na época os artistas não tinham grana pra bancar boas produções. E esse estilo se popularizou a partir dos anos 2010 quando os artistas começaram a produzir lo-fi deliberadamente, ou seja, agora não mais por uma questão financeira e sim estética. Então você pode falar tanto “LOFI (fih)” quanto “LOFAI” na pronúncia, já que descobri que tem uns ficais de pronúncia do inglês soltos POR AÍ.

PASSO 4

Coloque som de vinyl ou de chuva no fundo. O passo 4 é somente isso e é a cereja o bolo para seus novos beats de lo-fi daqui pra frente.

Abaixo segue a aula prática de como você pode começar a criar seus próprios beats lo-fi:

CURTIU ESSE CONTEÚDO?

Compartilha com alguém que você conhece, com algum produtor que está iniciando sua carreira de beatmaker, assim ele vai adquirir mais conhecimento sobre o assunto!

E se você que é aspirante a beatmaker, é iniciante e quer atingir o próximo nível, dar o próximo passo na sua carreira quero te apresentar o nosso treinamento: O Beatmaker College.

É um treinamento 100% online que vai te levar do absoluto zero até o nível mais avançado da produção de beats. Ao se matricular você tem acesso a vários bônus, como o nosso novo Drum Kit The drop exclusivo, acesso ao grupo de alunos, aula de marketing e estratégias de venda de beat e muito mais!

Se você quer fazer parte do nosso time é só clicar no link aqui embaixo, te vejo lá!


Erick Bittencourt

Erick Bittencourt é formado em música, psicólogo e escritor. Seu livro "A mente por trás da música" foi top #1 livro mais lido da Amazon Brasil no ano do seu lançamento (2019). Leciona teoria e prática há mais de 7 anos e é professor de produção de beats da Beatmaker College.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *