Quando você se pergunta isso com certeza imagina um bicho de 7 cabeças. E sim, é um bicho de 7 cabeças e você está certo… mas é claro, se seguir o conselho de outro lugar. Caso siga o passo a passo desse post, vai conhecer de fato a verdade sobre esse mistério de começar a produzir seus próprios beats.

O QUE É PRECISO PARA COMEÇAR A FAZER BEATS?

Apenas um computador ou notebook e um fone de ouvido. Sim, somente isso. A postagem poderia terminar por aqui mas eu vou detalhar cada passo que você precisa dar para entender definitivamente como começar a fazer sair som nos seus alto-falantes. Bora?

Bom, como eu tenho formação em música, tudo pra mim envolve teclas de piano. Na real, TUDO sobre produzir beat envolve tecla de piano, mas calma, fica 100% relax que isso não vai impedir de você começar!

Como eu disse, você precisa apenas de um notebook ou um pc e um fone de ouvido. Tendo isso em mãos você tá pronto pra dar o próximo passo: baixar uma DAW.

DIGITAL AUDIO WORKSTATION

Daw significa ‘Digital Audio Workstation‘ e é a interface que você irá utilizar pra criar suas produções. Eu aconselho você a começar pelo FL Studio e não tem nenhum motivo extra especial pra isso, apenas por ele ser bem prático e auto explicativo mesmo, ou seja, é bem fácil de mexer.

“Erick e é possível mesmo criar um beat bom só com um pc e um fone?”

Sim e eu te provo agora. Tem uma aula que eu gravei há alguns anos onde eu produzi um beat do início ao fim só com meu notebook de 2009, que é muito velho quase parando e o fone de ouvido do meu celular, fora que eu ainda estava gravando a tela do pc. PRA ASSISTIR ESSE VÍDEO É SÓ CLICAR AQUI

CUIDADO

Agora que você viu que é possível, vamos continuar o passo a passo. Você precisará baixar a versão gratuita do FL Studio ou então arrumar o famoso Crackeado. OBS: ao fazer isso você assume inteira responsabilidade sobre qualquer dano ao seu computador.

Quando você abrir a primeira tela que você vai ver é essa:

De cara você já tem aberto o Channel rack e no fundo a Playlist ou Workstation, ou seja, o local onde você irá trabalhar. Você pode criar suas baterias e loops tanto pelo channel rack como midi quanto direto na playlist como áudio. Como no exemplo:

Na parte de cima você tem alguns botões que servem basicamente para te informar alguns pontos.

Na aba inferior você tem a bolinha que é o botão de REC (gravação), do lado stop, play e repeat. Um pouco acima você vê o metrônomo, o blend recording que o REC segue sem parar, o loop recording que inicia novas gravações em loops e o countdown recording que é basicamente uma contagem que antecipa o inicio do REC. Exemplo: ele conta ‘1,2,3,4’ e só aí começa a gravar.

FACILIDADE

Na aba ao lado você tem alguns botões nos quais nunca irá usar, apenas aquele ali no formato de um teclado que é o mais importante nesse início. Ele faz com que o seu teclado do computador se transformar em um teclado a ponto de você abrir um plugin de teclado e tocar piano com o teclado do pc.

Ao lado temos abas informativas do tempo, minutos e segundos e abaixo a tarja de qual pattern está sendo usado. É só rolar pra cima ou pra baixo que você irá trocar para o pattern 2 ou 3 e assim por diante.

Este é o mixer, onde sua mixagem será feita. Se você sabe pouco ou não sabe nada sobre mixagem segue a gente no instagram porque lá eu posto conteúdo semanal e dicas sobre produção de beats, mixagem e etc. SEGUIR A BEATMAKER COLLEGE AGORA

Aqui é onde você ajusta os volumes, adiciona equalizadores, efeitos e compressores. E eles são adicionados na aba ‘Slot‘ ao lado direito do mixer. Para que você possa mixar, cada instrumento e cada linha criada no channel rack ou na playlist, como falamos anteriormente, deve ser jogado para um canal diferente no mixer. Exemplo: Kick no canal 1, hihat no canal 2 e assim por diante. Só aí você terá tudo organizado e separado para mixar e adicionar seus efeitos.

Lembrando que tudo isso você estará fazendo apenas do seu computador com seu fone.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Agora é colocar a mão na massa e estudar para que seu beat chegue no nível de qualidade que deseja! A pergunta foi respondida e agora é hora de te mostrar o que você deve fazer pra de fato começar a produzir seus próprios beats!
E pra isso nós temos um treinamento chamado Beatmaker College, que é um treinamento completo para quem quer começar a produzir seus próprios beats partindo do absoluto zero sem precisar investir pesado em equipamentos, começando apenas do seu computador.
Pra você conhecer mais sobre nosso treinamento, que é 100% online, é só clicar no link que vou deixar abaixo. Já te adianto que além de aprender a produzir beats você conhecerá uma nova profissão, terá vários bônus e exclusividades como o grupo dos alunos, acesso ao grupo do telegram e aos Drum Kits exclusivos da Beatmaker College.

NOVA TURMA

As inscrições da primeira turma de 2022 estão abertas então essa é sua melhor oportunidade, não perde tempo!
Se você tiver qualquer dúvida ou quiser saber mais detalhes sobre nosso treinamento, eu deixei meu número pessoal de whatsapp no site, é só clicar e me chamar. Te vejo do outro lado!


Erick Bittencourt

Erick Bittencourt é formado em música, psicólogo e escritor. Seu livro "A mente por trás da música" foi top #1 livro mais lido da Amazon Brasil no ano do seu lançamento (2019). Leciona teoria e prática há mais de 7 anos e é professor de produção de beats da Beatmaker College.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *