Espectro sonoro é o conjunto de todas as ondas que compõem os sons audíveis e não audíveis pelo ser humano. 
Cinco ondas com diferentes frequências (a azul é a de maior frequência). Repare que o comprimento da onda é inversamente proporcional à frequência.
frequência é uma grandeza física que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações etc) em um determinado intervalo de tempoAlternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Esse tempo em particular recebe o nome de período. Desse modo, a frequência é o inverso do período. Por exemplo, se o coração de um bebê recém-nascido bate em uma frequência de 120 vezes por minuto, o seu período (intervalo entre os batimentos) é metade de um segundo.
O primeiro gráfico indica quais são as alturas dos instrumentos e quais frequências eles atingem. Exemplo: O violino atinge as frequências de 196Hz até 3136Hz.
Percebam que o piano é um dos instrumentos que possuem o maior “range”, por isso é um instrumento muito explorado nas produções de beats.

Já este segundo gráfico é um pouco mais específico para EQ. Além de mostrar qual instrumento está naquela frequência ele diz também onde os snares e claps ficam bons, assim como os hats, kicks e toms da bateria.

Produzir beat também requer esse tipo de conhecimento, vamos pra dentro! O que você acha?

#Pratique #BlogdaBMC

Categorias: Materiais

Erick Bittencourt

Erick Bittencourt é formado em música, psicólogo e escritor. Seu livro "A mente por trás da música" foi top #1 livro mais lido da Amazon Brasil no ano do seu lançamento (2019). Leciona teoria e prática há mais de 7 anos e é professor de produção de beats da Beatmaker College.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *