Se você chegou aqui e não leu nosso último post sobre o que você precisa para começar a produzir seus beats, recomendo que leia antes! É só clicar aqui: O QUE É PRECISO PARA COMEÇAR A FAZER BEATS

COMO CRIAR UM BEAT DO ZERO?

Primeiramente você precisa ter um conhecimento prévio, ainda que básico, de uma DAW, isso é, uma ‘digital áudio workstation’. A que recomendo é o FL Studio por ser bem prático e auto explicativo.

Conhecendo a interface você vai ter uma facilidade maior para dar os primeiros passos na criação de um beat. Você vai entender onde entra a bateria, como criar uma linha de instrumento, como escrever um baixo e assim por diante.

Em segundo lugar você vai precisar ter uma noção de ritmo e de instrumento. Cara, esquece isso de pegar um loop de batera, loop de teclado, de baixo e juntar tudo e fingir que tá criando um beat, você tá passando vergonha e tá deixando de colocar de fato sua mão na massa. Deixa essa função para máquinas de xérox. Sou contra loops? Jamais. Sou contra as pessoas que ensinam, ou fingem que ensinam, que você deve copiar o que elas estão fazendo, isso é o pior cenário possível. Você aprende a copiar e não a produzir.

ASSISTA ESSA AULA

Vou deixar um vídeo mais explicativo aqui embaixo pra que você possa entender de maneira mais eficaz sobre como você pode começar a pensar nas nuances que envolvem a criação de um beat do absoluto zero:

Se você tem interesse em conhecer mais sobre a gente e receber dicas diárias e semanais sobre produção de beat, música e tudo que rege esse universo, é só me seguir no instagram! CLIQUE AQUI PARA SEGUIR A BEATMAKER COLLEGE

Pra que você tenha conhecimento inicial de ritmo e instrumento eu vou te recomendar uma atividade que não vai te custar nenhum real: ouça músicas.

A VERDADE

Parece ridículo e imbecil, né? Mas a verdade é que muitos produtores, beatmakers e aspirantes a beatmakers não fazem isso! Não escutam e acham que estão prontos para ingressar no mundo da música. Meu caro, no Villa Lobos nós estudamos teoria por um fucking ano até tocar em algum instrumento, isso é, ouvimos e muito. Se você não tá preparado pra isso nem perca seu tempo. É duro as vezes igual o Naruto? Sim, mas essa é a realidade do mundo da música. Se você vier achando que é um mar de morango cor de rosa do Índia paquistanesa, não vai durar muito.

Não quero te desencorajar, ao contrário disso, quero te mostrar a REAL sobre o assunto e não te iludir, como muitos fazem pra no final te empurrar um material pra comprar. Eu também tenho um material pra você comprar, a única diferença é que eu não preciso mentir pra te atrair. Pode puxar o histórico da Beatmaker College por aí que verá que somos o ÚNICO com esse comportamento. Comportamento que tenho orgulho de falar sobre.

No post anterior eu te mostrei o que você precisa em termos de equipamentos para começar a produzir e agora estou te mostrando o que você precisa pra criar um beat do absoluto zero. Está acompanhando?

Voltando ao assunto de ouvir música. Ouça muitos instrumentais como por exemplo Marcus Miller, Joe Handerson, Kitaro, Anomalie Beats, ouça também muito jazz e blues como George Benson, Norah Jones, Ella Fitzgerald, John Mayer, BB. King, Eric Clapton, Ben Peterson. Ouça também R&B atuais como Jacob Collier, Daniel Ceasar, Tom Misch, H.E.R, Nicki Nicole.

A IMPORTÂNCIA DE OUVIR

Ouça gospel nacional e internacional como Thalles Roberto, Eli Soares, Cacau Santos, instrumentais do Roger Franco, Alexandre Aposan, ouça Kirk Franklin, Hillsong, Central 3. Enfim, ouça!

Se você quiser um conteúdo diário sobre beats, eu tenho um grupo no telegram onde posto dicas e troco uma ideia mais cabeça com vocês lá por áudio, se você tiver interesse em entrar É SÓ CLICAR AQUI PARA ENTRAR NO TELEGRAM

Bom, agora que você já sabe os passos que precisa pra criar um beat do zero falta colocar a mão na massa e pra isso eu tenho um treinamento completo que é o Beatmaker College. Nele você irá aprender passo a passo a tirar suas ideias e seus desejos do papel e transformá-los em beats de qualidade, fora os bônus que você vai receber como acesso ao grupo exclusivo dos alunos, uma aula-mentoria sobre marketing e estratégias de vendas de beats, acesso a drum kits exclusivos da Beatmaker College e muito mais.

As inscrições da primeira turma já estão abertas e por um valor MUITO acessível, você não tá ligado! Tenho certeza que essa é sua melhor oportunidade pra começar 2022 destravando seus objetivos como produtor. Fechou? É só clicar no botão aqui embaixo pra ter todas as informações que precisa! Te vejo na área de alunos! Até lá.


Erick Bittencourt

Erick Bittencourt é formado em música, psicólogo e escritor. Seu livro "A mente por trás da música" foi top #1 livro mais lido da Amazon Brasil no ano do seu lançamento (2019). Leciona teoria e prática há mais de 7 anos e é professor de produção de beats da Beatmaker College.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *